quinta-feira, 28 de abril de 2011

12 # Flor


Flor iniciou os estudos de dança aos 9 anos de idade, com a prática de Ballet Clássico, tendo realizado os “Major Examinations” pela “Imperial Society of Teachers of Dancing” e os exames até nível “Senior” pela “Royal Academy of Dancing”, com boas classificações.
Obteve formação em Dança Contemporânea; Jazz e Sapateado Americano; Danças Regionais Portuguesas e frequentou vários cursos e workshops nomeadamente em Dança Africana; Dança Afro-Contemporânea; Hip-Hop; Flamenco e Sevilhanas.
Em 2002 contactou com a Dança Oriental e desde então esta tem sido a expressão artística à qual se tem dedicado de forma incisiva e apaixonada. Vários foram os nomes de mestres, professores e coreógrafos que lhe transmitiram conhecimento e contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal e artístico; destacam-se os seguintes: Prisca Diedrish; Myriam Szabo; Joana Saahirah; Annie Nganou; Mahmoud Reda; Aida Nur; Farida Fahmy; Freiz; Dr. Hassan Kahlil; Tito; Yoursy Sharif; Nesma; Dália Carella; Lulu Sabongi; Eva Chácon; Nigma; Rachel Brice; Sharon Kihara, Morgana; Sera Solstice; Amel Tafsout; Yasmina Ramzy; Aisha Ali; Sema Yildiz; Hadia; Delilah; Jillina; Bozenka; Amar Gamal; Aziza; Ansuya; Petite Jamilla; entre outros.


Tem apresentado regularmente trabalhos coreográficos e performativos a nível nacional e internacional em variados eventos, festivais e casas de espectáculo, salientando-se: artista convidada no âmbito do espectáculo “As mil e uma noites”, no Auditório Municipal de Gaia, coreografado por Mário Gonçalves em 2007; “Mistério Oriental”/Teatro do Campo Alegre em 2007; “Cleopatra”/Cine-Teatro António Lamoso em 2008; “Oriente Luso” – Espectáculo inserido no âmbito da Feira de Artesanato da Maia em 2008; “Véus”/Auditório Municipal Vila Flor em 2009; “Quasar”/Encontro Raqs Britannia, Inglaterra, em 2009; “Dança Saidi”/Evento Cidade Jardim, S. João da Madeira, em 2009; “Ancient Ruins”/Festival Internacional de Vila Nova de Cerveira, em 2010.
Em Abril de 2010 foi artista seleccionada para dançar na International Bellydance Conference of Canada, um dos maiores encontros de dança da actualidade que reúne artistas de todo o mundo.
Com conhecimento em diferentes estilos de dança oriental – desde a linha clássica, moderna à folclórica e de fusão, Flor procura aprofundar e revelar parte deste ecletismo nas suas actuações, exprimindo a riqueza cultural de uma dança sem fronteiras, que canaliza a atenção do Oriente e do Ocidente.
Flor ensina dança oriental em várias academias de dança e ginásios na área metropolitana do Porto, sendo que presentemente se dedica a dar forma ao seu mais recente desafio – o “BellyStudio Project”– enquanto espaço de arte, expressão e desenvolvimento pela Dança. 


E-mail: flor.bellydance@gmail.com
Facebook: Flor Coelho

1 comentário:

  1. Olá Perizad!
    Você pode me passar o nome de algumas das profissionais de dança do ventre dai de Portugal? Das boas!
    Obrigada!

    ResponderEliminar