segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Em memória de Susana Valadares





A bailarina Susana Valadares, ou Bellycious, faleceu no passado dia 12 de Janeiro de 2012. Susana, dançava com alma e coração e tinha um futuro brilhante pela frente. Agora, dança no infinito, gravando a sua alma nos nosso corações. 




"Sempre gostei de dançar. Entrei no mundo da Dança através do estilo Hip-Hop, porém foi em 2005 que iniciei as primeiras aulas de Dança Oriental com a professora Gisela Oliveira (leccionava e lecciona em sua casa, Lagos). Posteriormente frequentei as aulas regulares dos professores: Sati (Pavilhão Desportivo de Lagos), Mohamed Elmasseri (Ateneu Comercial de Lisboa) e Ágata (Full Out – Dance Academy, Lisboa). Para além dos vários workshops de Dança Oriental que participei, nomeadamente com Sabuha (Silvia Glanz – Alemanha), Gisela Oliveira, Elsa Shams, Cris Aysel e Nuriel El Nur (Brasil), estive ainda presente em workshops de Flamenco e em festivais de Dança (Entrudanças e Andanças). Fundamental, é ainda destacar o trabalho autodidacta que sempre realizei, baseado em espectáculos, livros e vídeos.

Desde início senti e soube que a dança correspondia àquilo que realmente me fazia sentir realizada e feliz, por isso não foi difícil esboçar o meu grande sonho e objectivo pessoal; tornar-me, um dia, uma Grande Bailarina, e referência no mundo da Dança Oriental a nível internacional. A Dança preenche o meu mundo e a minha vida. É com uma enorme auto-motivação que tento superar todos os desafios que me são propostos, sempre com um elevado espírito de iniciativa, criatividade, e respeito pela Dança Oriental. Adoro dançar e partilhar essa paixão com os outros.

Já realizei inúmeras actuações, das quais destaco:

- 26 de Outubro de 2006, Feira Quinhentista de Lagos – Colombo, Os Portugueses e o Novo Mundo;

- 02, 03, 04 de Maio de 2008, Feira Quinhentista de Lagos – Lagos na Rota de Vasco da Gama para a Índia;

- 05 de Abril de 2008, Auditório Municipal de Lagoa – A Primeira das 1001 Noites;

- 05 de Julho de 2008, Auditório Municipal de Lagoa – Gala do Levante 2008;

- 06 de Setembro de 2008, Jardins do Café Inglês, Silves - Oriental Dance;

- 04 de Abril de 2009, Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães, Lisboa – Habibi Árabe;

- 02 e 03 de Agosto de 2009, Mexilhoeira – Feira Medieval da Mexilhoeira 2009;

- 03 de Setembro de 2009, Odiáxere – Festa de Odiáxere 2009;

- 09 de Novembro de 2009, Voz do Operário – Let’s Raks.

Neste momento, o meu objectivo é acumular conhecimento e prática para poder acrescentar e aperfeiçoar as minhas danças e, quem sabe, um dia poder transmitir os meus conhecimentos a pessoas igualmente apaixonadas por esta arte milenar, a Dança Oriental. Para isso e para além disso, procuro promover o meu trabalho e as minhas danças. Nesse contexto surge este blog, que pretende não só impulsionar o meu trabalho, como dar a conhecer a quem se interessa por Dança Oriental, todas as novidades, notícias, espectáculos e eventos de Dança Oriental que vão surgindo, sobretudo a nível nacional, mas também a nível internacional."



Relato da sua primeira professora, Gisela:

“Susana Valadares, Su ,como habitualmente a chamamos, veio para as minhas aulas com apenas dezasseis anos.

Uma jovem rapariga linda e luminosa como um pequeno Sol pulsante de energia. Desde o primeiro instante, a Su, revelou um talento e uma paixão especial para a Dança Oriental. Ela dedicou-se e aplicou-se empenhadamente, absorvendo todos os ensinamentos que lhe procurei transmitir, indo mais além através das suas pesquisas pessoais.

A Su é uma artista multifacetada e criativa aplicado à Dança Oriental todo o seu talento. Su é uma bailarina com uma maravilhosa presença em palco transmitindo beleza, força, encanto e dignidade, requisitos, no meu ponto de vista, absolutamente essenciais para uma bailarina profissional de Dança Oriental de alto nível.

A Su reúne todas as condições para criar o seu próprio estilo e transcender a técnica, inspirando e partilhando a paixão da Dança.

Como pessoa, aluna e bailarina, a Su tem ainda duas qualidades maravilhosas: a pureza e a humildade; qualidades essas que facilitam enormemente o ensino profundo desta Dança que tanto amamos.”





2 comentários: