terça-feira, 14 de junho de 2011

16 # Mohamed Elmasseri



Mohamed Elmasseri chega-nos de Lisboa e é professor, coreógrafo e director artístico. Apresenta uma vasta experiência na arte da Dança Oriental, e é especialista em Dança Folclórica Oriental, baseando este seu estilo, em estilos distintos dependendo da região a que pertencem. Abrange desde os ritmos cheios de vida do interior do Egipto, até ao dramático Zar, do Norte de África, passando pelo delicado Khalije do Golfo Pérsico, especificamente apresentado por mulheres. Pratica e lecciona dança há 25anos, trabalhou nos lugares mais conceituados do Egipto, nomeadamente na Ópera do Egipto e na Televisão, assim como em diversas companhias de Teatro, sempre acompanhado pelos mais conceituados nomes do Egipto no que concerne esta arte.
Formou o seu grupo, o Elmasseri Group, actuando em diversos espectáculos na Alemanha, Itália e Canadá. Actualmente encontra-se em Portugal há dois anos, lecciona no Atheneu Comercial de Lisboa, e dá espectáculos frequentes com o Elmasseri Group, presentemente constituído por novas bailarinas já por si formadas.




Percurso da Vida

“ Desde os 9 anos não mais parei de dançar.”

Mohamed Elmasseri

Poder-se-à dizer com rigor que o jovem Mohamed aprendeu a dançar quase ao mesmo tempo que aprendeu a andar. Foi desde tenra idade, que os pais e irmãos de Mohamed se aperceberam do pendor artístico do jovem bailarino , que não desperdiçava ocasião para exibir junto da família as suas pequenas improvisações na dança e no teatro.

Em 1980, com apenas 9 anos, a sua irmã mais velha, Daulat, inscreve-o na “Escola de Ballet” do Cairo, onde foi acompanhado, desde os seus primeiros passos na Dança, por grandes nomes egípcios do Ballet Clássico, tal como a Drª Magda Haze, o DrºHazemate Yaya, o Drº Gamal Sale, e o Drº Yaya AbdelTaweb.

Devido à sua energia contagiante, empenho e disciplina, durante 9 anos, foi constantemente seleccionado pela “Escola de Ballet do Cairo”, para integrar um Grupo de Bailarinos, que se destacava quase quotidianamente em Shows Televisivos, Festivais, Saraus, festas e espectáculos dedicados a esta antiga arte tão apreciada no Egipto.

Foi o início dum assimilar, de toda uma Cultura da Dança, permitindo-lhe trazer-nos toda uma bagagem que só uma vida dedicada à Dança permitiria.

Por esta razão, a técnica e método de ensino do Professor, Bailarino e Coreógrafo, Mohamed Elmasseri serem tão expontâneas e naturais, como o simples e maravilhoso crescimento duma criança ou duma flor.

Desde criança até à idade dos 18 anos, participou em largas dezenas de Especáculos e peças de Teatro importantes, por essa razão, ser-nos-ia impossível enumerá-los a todos, especifiquemos então os mais importantes:

- “Elradewe” de Walidiawni

- “Ágáib” de Kamalnim

- “Elmalimbarbahall” de Mohamed Rill

- “Elsarkeldawali” deEsmityha




Em 1989, deu-se um novo ponto de viragem na sua carreira profissional e entrou para a “Escola de Redda” também no Cairo, escola esta especializada na Dança Folclórica, assim como na técnica da representação associada à dança folclórica.

Esta escola foi fundada pelo célebre Bailarino Egípcio Mamude Redda, nome conhecido em todo o Egipto, que teve como seguidor o mestre Elguidau Ramadan.

Mohamed Elmasseri especializa-se então em Dança Folclórica de todo o Egipto; desde o Saidi de Luxor, Assuão e outras regiões, passando pela Dança Núbia, do sul, Skandaram da Alexandria no Norte, Dança Tanta, Dança Faraónica, entre outras.

Em 1991, o Ministério da Cultura abre um Concurso para a formação de jovens coreógrafos e, é então com este curso, que o Mestre Mohamed Elmasseri formalizou a sua formação como coreógrafo e professor. Este curso teve a duração de três anos e a originalidade dum ensino no terreno, pois não se limitava à teoria, durante estes três anos viajaram por todo o Egipto, onde vivenciaram as tradições, os costumes, as festas, e as danças das várias gentes nas várias terras. Dando-se aqui novamente ênfase à Dança Oriental, à Dança Árabe e à Dança Folclórica, o que permitiu a sua especialização nestas vertentes da dança.

Para completar a sua formação em Dança, em 1993, responde a um Casting, e mais uma vez foi bafejado pela sorte, uma vez que passa a integrar o grupo da bailarina Canadiana, Diana Clinton. O mestre Mohamed pode então expandir os seus conhecimentos em dança experienciando a Dança Moderna, vindo a integrar um elenco de bailarinos que trabalhou para a Televisão, Teatro e para a famosa e prestigiada Ópera do Egipto. Por esta altura frequentou um Workshop de Dança Jazz, leccionado pelo Bailarino Walid Auni, vindo igualmente a realizar espectáculos com o mesmo.

Em 1996, forma o seu próprio grupo de dança egípcio, o “Elmasseri Group” constituido na origem por 8 Bailarinos. Actuaram no Egipto, sendo muito requisitado internacionalmente a nível do Folclore, actuando em Portugal, Alemanha e Itália.

Actualmente encontra-se a leccionar no Escola de Dança { EDSAE}


YouTube ou  Facebook : Mohamed Elmasseri
Telemóvel  00351 96 943 65 18
E-mail      elmasseri@iol.pt
                 elmasseri@live.com.pt


1 comentário:

  1. Ah vim agora ver o teu blog e vi que estas a falar do meu antigo professor de dança :P Eu tive aulas com ele, andei uns meses até me fartar...ele é muito boa pessoa mas sinceramente as aulas dele chega a um ponto que enjoa... :S
    bjs

    ResponderEliminar