terça-feira, 10 de maio de 2011

1º Gala Sorrisos do Oriente - Celebração do Dia Mundial da Dança Oriental

 
Primavera Jovem acolhe 1ª Gala Sorrisos do Oriente - Celebração do Dia Mundial da Dança Oriental
Em plena Primavera Jovem, os passos de dança voltam ao palco do Cine-Teatro São Brás, na noite do próximo sábado, 14 de Maio, a partir das 21h30, com danças do Médio Oriente, na “1ª Gala Sorrisos do Oriente”.
Numa iniciativa do Grupo Amador de Dança Oriental de Fusão do Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire Portugal – Akhawat Al Raks (Irmãs de Dança), à qual se juntou a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, este espectáculo solidário pretende angariar fundos para 4 instituições de solidariedade social infantil, a operar na região, sendo elas: Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais - Faro, Casa da Primeira Infância - Os Miúdos - Loulé, Instituto D. Francisco Gomes - Casa dos Rapazes - Faro, Refúgio Aboim Ascensão - Faro.
Este espectáculo que celebra pela primeira vez em Portugal o Dia Mundial da Dança Oriental dá início à Quinzena Intercultural 2011 de São Brás de Alportel, promovida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII de São Brás de Alportel) que se estenderá até ao final do mês, com um conjunto de actividades que têm por objectivo comum promover a inclusão social e melhor conhecimento das diversas culturas em presença.
A “1ª Gala Sorrisos do Oriente” apresenta várias classes de grupos de bailarinas de Dança Oriental, que directa ou indirectamente estão ligadas ao Algarve, bem como percussionistas da música árabe. Bailarinas profissionais e amadoras dão a conhecer o trabalho desenvolvido na região para promover a magia da Dança Oriental, um elemento da cultura árabe, tão presente por todo o Algarve. Esta 1ª edição conta com a presença de mais de uma dezena de grupos: Akhawat Al Raks, Judite Dilshad, Denise de Carvalho e Mirsalah, Clube de Danças João de Deus, Américo Cardoso e Paula Barbosa, Zhar Louz, Isa Aysel e Izdihar, Avós em Movimento, SFUO (Sociedade Filarmónica União Olhanense), Paula Rahmi e Fantasias Orientais, e Ana Paula Martins e Flores do Deserto.
A Dança Oriental, vulgarmente conhecida como Dança do Ventre, é um estilo que se caracteriza pelos movimentos isolados, onde o corpo interpreta não só o ritmo, mas também a melodia da música.
Os bilhetes para este espectáculo encontram-se à venda na Galeria Municipal de São Brás de Alportel até ao próximo dia 13, ou no próprio dia do espectáculo, na bilheteira do Cine-Teatro São Brás, a partir das 20h30.

Grupo Amador de Dança Oriental de Fusão do Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire de Portugal - Akhawat Al Raks

Sem comentários:

Enviar um comentário